2023 está sendo um ano difícil para o representante do futsal tupanciretanense na Série Ouro. O Figueira ainda não teve o gostinho de jogar frente ao seu torcedor, dos 06 jogos que faria em casa quatro já foram fora, e os últimos dois?? As obras no ginásio Bonumazão deixaram o Figueira sem ginásio para mandar os seus jogos e na cidade não tem outro ginásio com as medidas mínimas exigidas pela federação, só em pensar que a quadra do Bonumazão poderá ser aumentada valerá todas as dificuldades.
O Figueira hoje ocupa a 8º posição, ou seja, a última vaga para próxima fase, a equipa tupanciretanense tem três jogos para garantir essa vaga. Nestes confrontos o Figueira tem dois com o mando de quadra, onde enfrenta dois adversários diretos a vaga. A busca pela classificação começa nesta quinta em Rio Grande frente ao Riograndense Futsal. No sábado, dia 09/09, recebe a SER Triunfo e encerra sua participação na primeira fase da Série Ouro no dia 16/09, recebendo a equipe do União Independente.
Adversários a vaga:
> 09º SER Triunfo, 08 pontos, tem a disputar mais 02 jogos, sendo o Figueira fora e AVGF em casa.
> 10º Riograndense Futsal, 08 pontos, tem a disputar mais 03 jogos, sendo O Figueira em casa, São José fora e BGF/AAPF em casa.